Coxinha de galinha

Ingredientes

  • Massa:
  • 08 copos (americanos) de água;
  • 02 copos (americanos) de leite;
  • 02 cubos de caldo de galinha;
  • 10 colheres (sopa) de óleo;
  • 10 colheres (chá) de sal;
  • 01 kg de farinha de trigo.


Preparo

Coloque em uma panela grande, a água, o leite, os cubos de caldo de galinha, o óleo e o sal.
Aqueça até levantar fervura, desligue o fogo e junte toda a farinha de trigo, de uma só vez, vai empelotar, não se preocupe, mexa bem até virar uma grande pelota de massa.
Junte 2 colheres de sopa de margarina (bem cheias) ligue o fogo novamente e com a colher de pau frite a massa até desgrudar da panela.
Despeje a bola de massa sobre uma superfície lisa cubra com um pano e deixe esfriar.
Quando conseguir mexer na massa sem se queimar amasse bem com as mãos até ficar bem lisa e se sobrar algum carocinho de farinha pode tirar, para que a massa fique bem homogênea.

* Não aconselho guardar a massa na geladeira. É bom fazer todos os salgadinhos e congelar depois de prontos.
* Com essa massa você pode além de coxinhas, fazer risoles, ficam ótimos e não dão tanto trabalho quanto as coxinhas.

Para empanar, bata com um garfo, 2 ovos com um copo de leite. Passe os salgados prontos por essa mistura e em seguida na farinha de rosca.

* Frite em óleo bem quente ou congele, se for congelar, faça com os salgados crus.


Recheio

Prefiro o peito de frango sem pele por ser mais fácil e conter menos gordura, mas pode utilizar um frango inteiro, procure retirar toda pele, além de mais saudável fica mais bonito.

Cozinhe 1 frango (ou 2 peitos) com 2 cubinhos de caldo em uma panela de pressão.

* Para dizer a verdade nunca parei pra cronometrar o tempo de cozimento, sempre foi mais pela experiência, mas você pode dar uma olhada depois de 30 minutos, a carne tem que soltar facilmente dos ossos.

Despeje em um escorredor (se você gostar, pode aproveitar o caldo para refogar um arroz ou fazer um escaldado, fica bom) deixe esfriar.

Prepare um refogado com cebola bem picadinha, alho e pimenta a gosto, junte a carne desfiada, acrescente tomate picado e pimentão, milho verde e azeitona picada.
Siga as instruções e tenho certeza que não vai errar.

Dicas: Além da coxinha e do risole você pode também fazer pneuzinhos. Escalde algumas salsichas com água fervente, escorra e seque, envolva cada salsicha com uma camada fina de massa, corte em rodelas, cada salsicha da mais ou menos 8 pneuzinhos, passe pelo ovo e pela farinha de rosca, frite normalmente, a criançada adora ( e os marmanjos também).

Aviso para quem está de dieta, é fritura altamente calórica, mas é muito boa e fácil de fazer. A massa rende cerca de 30 coxinhas grandes, 150 pequenas, 200 risoles, vai depender do tamanho dos salgados.
A massa e o recheio ficam prontos em meia hora, mas levam cerca de uma hora para esfriarem. Para modelar os salgados e empanar mais uma hora que perfazem um total de mais ou menos duas hora e meia.

Receita enviada por marcia regina de negreiros